Fotoproteção em Adultos e Crianças

Que tipo de dano a exposição solar causa?
A queimadura solar é o tipo visível de dano, que aparece poucas horas depois da exposição ao sol. Em muitas pessoas esse tipo de dano também causa bronzeamento. Rugas das quais ocorre com peles mais claras são usualmente devidas à exposição solar. Rugas precoces são sempre um sinal de dano solar o que aumenta a necessidade da proteção solar.

Raios de luz UV também causam danos invisíveis às células da pele. Algumas das injúrias são reparadas, mas algumas células danificadas progridem com o passar dos anos. Cerca de 20 a 30 anos após essa exposição solar o dano real dessa agressão solar aparece em forma de rugas, manchas da idade e até câncer de pele. Embora janelas de vidro possam bloquear os raios UVB, os raios UVA são capazes de atravessá-las.

Quais tipos de dano solar podem levar ao câncer de pele?
Muitas queimaduras solares podem estar relacionadas ao desenvolvimento do câncer de pele, alguns desses ocorrem muitos anos depois das grandes exposições solares, sendo o melanoma o mais grave de todos.O melanoma pode se desenvolver em todas as faixas etárias, incluindo adolescentes e adultos jovens. Pode espalhar por várias partes do corpo e são potencialmente fatais.

A evolução do dano solar invisível pode propiciar o câncer de pele. O carcinoma basocelular é uma câncer de pele que geralmente se desenvolve na metade da vida, mas pode aparecer frequentemente em adultos jovens. Esses tumores raramente se espalham para outras partes do corpo. Entretanto, esta constante evolução da pele pode comprometer estruturas e sua remoção se torna necessária. O câncer de pele chamado carcinoma espinocelular, pode se espalhar para outras partes do corpo se não for tratado precoce e adequadamente.

Quando a proteção solar se inicia?
A proteção solar deve-se iniciar na infância e continuar através da vida. É estimado que 80% do sol que tomamos durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos de idade. Dessa forma, a prevenção solar da infância é muito importante para prevenir o câncer de pele nas fases mais avançadas da vida.

Como proteger as crianças do sol?
Começando agora a ensinar a criança a seguir os cuidados contra o sol. Use o ABCD:
1º – ATENÇÃO COM O HORÁRIO: manter distância do sol do meio do dia
2º – BLOQUEADOR SOLAR: usar protetor solar FPS 15 ou maior.
3º – COBERTURA: não esquecer a camiseta, chapéu, óculos e guarda-sol.
4º – DIÁLOGO: falar com familiares e amigos a respeito da fotoproteção.

O que deve ser evitado?
Crianças menores de seis meses de idade não devem ser expostas diretamente ao sol.
Não se exponha ao sol do meio-dia, programe-se para atividades externas até as 10 horas e após as 16 horas. A energia solar é maior quando nos expomos em locais abertos ao meio-dia. A exposição solar é mais intensa próximo à linha do Equador, das montanhas e no verão. A agressão causada pelo dano solar é maior também por reflexão na água, areia, concreto e neve.

Evite longos períodos de exposição direta ao sol. Sente-se ou brinque na sombra, especialmente, quando sua sombra no chão é menor que sua altura.
Evite queimaduras solares. Mantenha distância do período mais quente do sol.

Qual o protetor solar indicado para uma criança?
O uso de protetores solares em crianças exige consideração especial, devido as suas características cutâneas e a maior proporção de área superficial com relação ao volume corpóreo.
O FDA não recomenda o uso de protetores solares, em crianças com menos de seis meses de idade, devido a sua maior absorção através da pele do bebê, e também pela possível dificuldade de ser eliminado pela imaturidade de seu sistema excretor.

Após completar os seis meses, a pele da criança apresenta a mesma estrutura que a de adultos, e o FDA recomenda o uso de protetores solares com FPS de, no mínimo, 15 e dê preferência aos protetores solares infantis ou Kids que possuem formulação adequada à pele da criança.

Atendimento

Rua Barata Ribeiro, 490 • 5º andar
Bela Vista • 01308-000 • São Paulo/SP
+55 ( 11) 3255-7599
contato@clinicanomina.com.br

Política

As informações contidas neste domínio possuem caráter informativo, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.

Contato





Médicos Membros

Criação e Desenvolvimento Acapú Comunicação e Mídia