Dermatite Atópica ou Eczema Atópico

Os termos “eczema” ou “dermatites” são usados para descrever certos tipos de inflamação da pele, incluindo dermatites de contato alérgica e numular. O eczema pode ser avermelhado, formando bolhas, descamação, irritação e lesões espessas e acastanhadas que geralmente coçam. Um tipo especial é chamado dermatite atópica ou eczema atópico.

A palavra atópico significa que há uma tendência para uma inflamação excessiva da pele, nariz e pulmões. Isto frequentemente ocorre em famílias com alergias como asma, sensibilidade da pele ou história de dermatite atópica. Embora a maioria das pessoas com dermatite atópica tenha membros na família com problemas similares, 20% deles não possuem histórico familiar dessa condição.

A dermatite atópica é muito comum em todas as partes do mundo e afeta cerca de 10% das crianças e 3% da população dos EUA.

Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças e adultos jovens. A pele fica avermelhada, ressecada e com muita coceira e a lesões podem se espalhar ou ficar limitadas a pequenas áreas. A condição frequentemente melhora na adolescência, mas muitos pacientes são afetados por toda vida, embora a severidade seja maior durante a infância.

Dermatite atópica infantil

Quando a doença começa na infância, é chamado de eczema infantil. Esta condição é dada por prurido (coceira), descamação e vermelhidão que ocorre principalmente na face e no couro cabeludo, mas placas podem ocorrer em qualquer lugar principalmente nas áreas de cobras de cotovelo e joelho. Devido ao prurido as crianças podem coçar a cabeça, bochechas e outras lesões com as mãos ou com qualquer coisa que alcançar. Muitos bebês melhoram antes dos 2 anos de idade. O tratamento adequado pode ajudar ou até resolver o problema.

Dermatite atópica do adulto

Em adolescentes e adultos jovens, as placas tipicamente ocorrem em mãos, pés e face. Entretanto qualquer área pode ser acometida como face interna dos cotovelos, dedos, joelhos, tornozelos, e punhos. Quando aparece nas palmas e dorso das mãos, dedos ou pés pode haver episódio de formação de crostas e descamação. Outras placas de eczemas neste estágio são tipicamente secas, vermelhas, castanho-acinzentadas e pode tornar-se descamativas, espessadas durando anos se não forem tratadas. O prurido pode piorar à noite. Alguns pacientes coçam a pele até sangrar e ferir, quando isso ocorre pode haver infecção. Desde que a doença siga o mesmo modelo, o tratamento precoce pode trazer alívio e reduzir a severidade e duração da doença.

Uma vez que essa condição está associada com alergia, algum alimento pode causá-la?

Raramente, talvez 10%. Embora alguns alimentos provoquem dermatite atópica especialmente em crianças e adultos jovens com asma, eliminando esses alimentos raramente leva a cura. Deve-se eliminar qualquer tipo de alimento que cause severas reações imediatas.

Causas ambientais são importantes e devem ser eliminadas?

Raramente. A eliminação de contato com substâncias aéreas não trazem alívio. Ocasionalmente objetos como pó de travesseiro, penas, cães e gatos, tapeçaria, alguns brinquedos, podem piorar a dermatite atópica.

Existem testes cutâneos como aqueles feitos para asma, de algum valor?

Algumas vezes, mas não é uma regra. O teste positivo significa alergia apenas em 20% das vezes, se negativo, o teste é uma boa evidência contra a alergia.

O que deve ser feito para tratar essa condição?

Procurar um dermatologista para informações evitando fatores irritantes com cremes e loções, assim como tecidos, mudanças rápidas de temperatura. Qualquer atividade que causar suor pode agravar a dermatite atópica. Roupas adequadas podem melhorar a condição. O dermatologista pode prescrever medicamentos tópicos como esteróides. Medicações orais como anti-histamínicos podem ajudar a melhorar o prurido, antibióticos orais podem ser prescritos se houver infecção. Em outros casos o dermatologista pode indicar tratamento com raios ultravioleta, entre outros tratamentos. Atualmente foram desenvolvidos medicamentos imunomoduladores tópicos com o intuito de diminuir o uso de corticóides no tratamento da dermatite atópica.

A dermatite atópica é uma doença muito comum e se tratada adequadamente pode ser controlada na maioria das pessoas. Para maiores informações acesse o site da associação de apoio a dermatite atópica (www.aada.org.br).