Verrugas

O que é uma verruga?

A verruga é uma pequena excrescência cutânea dura e rugosa que se localiza principalmente na pele das mãos e do rosto. As verrugas são causadas por uma infecção viral das células que residem na camada superficial da pele. O nome do vírus que produz a verruga é Papiloma Vírus Humano (HPV). As verrugas geralmente são da mesma cor da pele e são ásperas ao tato, mas também podem ser escuras, planas ou suaves. O aspecto de uma verruga varia segundo sua localização.

Quantos tipos de verrugas que existem?

Há diferentes tipos de verrugas: vulgares, palmo-plantares e a verruga plana.

A verruga vulgar geralmente cresce nos dedos ao redor das unhas e no dorso das mãos. São mais comuns onde a pele tenha se ferido previamente, assim como nos indivíduos que mordem as unhas. Esse tipo é chamado de periungueal. Muitas vezes é possível observar a formação de vasos sanguíneos que contém na verruga, com aparência de pontos negros.

Quando as verrugas crescem em grupo, são chamadas verrugas em mosaico. A maioria das verrugas plantares não sobressaem na pele, como fazem as verrugas vulgares, porque a pressão ao caminhar achata e empurra seu crescimento para dentro. Essas verrugas também produzem pontos negros iguais às verrugas vulgares. As verrugas plantares podem ser dolorosas e ao caminhar a pessoa sente uma sensação de pisar em pedras. Popularmente são conhecidas como ”olho de peixe”.

As verrugas planas são menores e mais suaves que as outras verrugas. Crescem em grupos de 20 a 100 em qualquer parte do corpo, porém nas crianças é mais comum na face. Esse tipo de verruga pode acometer o rosto onde cresce a barba e se espalhar com o ato de se barbear, nas mulheres também se espalha pelo ato de raspar as pernas. É muito provável que aos pequenos traumas causados pela pressão cutânea ao se raspar também produza a disseminação desse tipo de verrugas.

Como se contrai a verruga?

Muitas vezes as verrugas se espalham indiretamente de uma pessoa para outra. Desde o momento em que se efetuou o primeiro contato, ocorrem vários meses para que a verruga cresça e possa ser vista. O risco de uma pessoa contagiar-se com outra verruga fora as das mãos, pés e planas é mínimo, mas pode acontecer.

Por que algumas pessoas contraem verrugas e as outras não?

As verrugas se contraem segundo a frequência da pessoa estar exposta ao vírus. O vírus ocorre com mais facilidade se a pele estiver ferida, o qual explica a alta incidência de crianças que mordem as unhas com verrugas. Algumas pessoas simplesmente tem uma incidência mais alta de encontrar os vírus do que outras, da mesma maneira que algumas pessoas contraem resfriados com mais facilidade do que as outras. Os pacientes com sistema imunológico debilitado podem também ser susceptíveis a infecções pelo vírus da verruga.

É necessário tratar as verrugas?

As verrugas que afetam as crianças quase sempre desaparecem sem nenhum tipo de tratamento dentro de alguns meses a anos. As verrugas que causam sintomas doem e crescem rapidamente se multiplicando devendo ser tratadas. As verrugas que aparecem em adultos não somem tão facilmente como ocorre nas crianças.

Como os dermatologistas tratam as verrugas?

Os dermatologistas estão capacitados para lançar mão de uma variedade de tratamentos, segundo a idade e o tipo de verruga. As verrugas comuns que aparecem geralmente nas mãos, podem ser tratadas em crianças no dia-a-dia pelos pais aplicando substâncias a base de ácido salicílico em casa. O incomodo é mínimo, embora para obter bons resultados, é importante fazer o tratamento por várias semanas. Se a verruga começar a doer recomenda-se parar o tratamento por um tempo. As verrugas também podem ser tratadas com outras substâncias cauterizantes, no consultório de um dermatologista.

Para os adultos e crianças maiores, geralmente é preferível tratar a verruga por meio da crioterapia. Este tratamento não é muito doloroso e poucas vezes deixam cicatrizes. Porém muitas vezes é necessário repetir o tratamento a cada uma a três semanas. Outro tratamento com bons resultados é a eletrocirurgia. O tratamento a laser e terapia fotodinâmica também podem ser realizados para as verrugas que são difíceis de curar com as outras terapias.

As verrugas dos pés são difíceis de tratar devido a pressão causada pelo ato de caminhar, a maior parte das verrugas se encontram abaixo da superfície da pele. Para esse tipo de verruga existem vários tratamentos como uso de soluções de ácido salicílico, aplicação de químicos, ácidos e tratamentos cirúrgicos, laser, terapia fotodinâmica, eletrocirurgia ou extirpação. O dermatologista pode sugerir ao paciente qual o tipo mais adequado de tratamento e também prescrever um calçado para reduzir a pressão sobre a verruga e manter o pé seco, porque a umidade e transpiração promovem a transmissão das verrugas para outras partes da pele.

As verrugas planas no geral são muito numerosas para tratar com os métodos mencionados. Por isso se recomenda os métodos de descamação utilizando aplicações de ácido salicílico, tretinoína, ácido glicólico ou outras preparações de esfoliação. Outros tratamentos para verrugas consistem em lasers para destruir algum tipo de verrugas, porém é mais caro e requer que o paciente tome anestesia local. Outro tratamento é injetar em cada uma das verrugas um fármaco contra o câncer, chamado bleomicina. As injeções tendem a ser dolorosas e produzir uma reação inflamatória.

A imunoterapia também é outro método de tratamento que utiliza o sistema de estimulação da imunidade do próprio corpo. Atualmente existem vários métodos de imunoterapia em uso, porém, o mais comum é o método que se faz o paciente ficar alérgico a um produto ao qual se pinta a verruga, produzindo uma reação alérgica ao redor das verrugas, fazendo com que as verrugas desapareçam com esse tratamento. As verrugas também podem ser tratadas com injeção de interferon, um tratamento que estimula a reação imune e combate a verruga.

Hipnose, “simpatias” e os tratamentos caseiros

Muitas pessoas, tanto pacientes como médicos, creem que os remédios caseiros, ”simpatias” e a hipnose são eficazes. Como as verrugas, especialmente, das crianças podem desaparecer sem tratamento nenhum, é difícil determinar se foi o remédio caseiro, ou simplesmente o transcurso do tempo que curou a verruga. Geralmente as verrugas não causam danos, porque esse tratamentos em alguns casos podem ser apropriados e dar bons resultados. De qualquer maneira, quando for necessário sempre procure recorrer ao tratamento médico dermatológico.

Pesquisas recentes

Pesquisas atuais estão progredindo com grande rapidez. Há muito interesse em tratamentos novos e no desenvolvimento de vacinas contra verrugas. Espera-se em um futuro próximo, que desenvolvam outros métodos mais avançados para tratamento das verrugas.